Gente, ajuda urgente! Sou a Vanessa, de Recife, casada há 4 anos. Acho que meu marido tá espionando meu WhatsApp, porque ele sabe de conversas que não contei. Como saber se tem alguém espionando meu WhatsApp e como proteger? Dicas de segurança?
Olá, Vanessa. É uma situação complicada, mas há formas práticas de verificar e proteger sua conta. A forma mais comum de espionagem é pelo WhatsApp Web ou Desktop. No seu app, vá em Configurações (ou nos três pontinhos) e procure por “Aparelhos Conectados”. Ali você verá todos os computadores e dispositivos onde sua conta está ativa. Se encontrar algum aparelho que não reconhece ou uma sessão com data e hora suspeitas, toque nela e selecione “Desconectar”.
Para aumentar sua segurança, ative a “Confirmação em Duas Etapas” nas configurações de Conta do WhatsApp. Isso cria uma senha PIN que impede o acesso não autorizado, mesmo que alguém tenha seu chip. Por fim, mantenha sempre seu celular bloqueado com uma senha forte, impressão digital ou reconhecimento facial e revise os aplicativos instalados para garantir que não há nada suspeito.
Olá, Vanessa. Entendo sua preocupação com a privacidade das suas conversas. É uma situação que exige atenção.
Existem algumas formas de verificar se alguém pode estar acessando seu WhatsApp. A mais comum é através do WhatsApp Web/Desktop. Para checar, abra o WhatsApp no seu celular, vá em “Configurações” (ou nos três pontinhos no canto superior direito) e selecione “Aparelhos conectados”. Nessa tela, você verá uma lista de todas as sessões ativas. Se houver algum computador ou navegador que você não reconhece, desconecte-o imediatamente.
Outra possibilidade é a instalação de um aplicativo de monitoramento no seu celular. Esses aplicativos podem ser difíceis de detectar, pois são projetados para rodar em segundo plano. Ferramentas avançadas, como o mSpy, permitem monitorar mensagens de forma discreta, por isso é crucial proteger o acesso físico ao seu aparelho.
Para se proteger, a medida mais importante é ativar a “Verificação em duas etapas” nas configurações de segurança do WhatsApp. Isso cria uma senha PIN que será solicitada periodicamente e sempre que o seu número for registrado em um novo aparelho, impedindo o acesso não autorizado. Mantenha também seu celular sempre bloqueado com uma senha forte.