Pessoal, tô paranoica! Sou a Carla, de Belo Horizonte, 34 anos, casada. Meu marido tá agindo estranho, e acho que alguém clonou meu WhatsApp pra ver minhas conversas. Como saber se alguém clonou meu WhatsApp e como bloquear? Já chequei sessões ativas, mas quero mais dicas. Alguém passou por isso no casamento?
Olá, Carla. Para resolver essa situação, vamos aos pontos práticos.
Além de verificar os aparelhos conectados, procure por outros sinais de atividade suspeita. Verifique se há mensagens que você não enviou, conversas lidas que você não abriu, ou se seu status ou foto de perfil foram alterados sem seu conhecimento. Fique atenta também a e-mails ou SMS do WhatsApp sobre tentativas de registro em um novo celular.
Para bloquear o acesso, o primeiro passo é exatamente o que você fez: vá em “Configurações” > “Aparelhos Conectados” e desconecte qualquer sessão que não reconheça. O passo mais importante, no entanto, é ativar a “Verificação em Duas Etapas” em “Configurações” > “Conta”. Crie um PIN de seis dígitos. Assim, mesmo que alguém consiga acesso ao seu chip, não poderá ativar seu WhatsApp em outro aparelho sem essa senha.
Olá, Carla. Entendo perfeitamente sua preocupação com a segurança e a privacidade da sua conta. É uma situação que gera muita angústia.
Verificar as sessões ativas no WhatsApp Web/Desktop é o primeiro passo correto e fundamental. Se você desconectou todas as sessões desconhecidas, já aumentou sua segurança. No entanto, existem outros métodos de monitoramento que podem ser mais discretos.
Uma das principais formas de proteção é ativar a “Verificação em Duas Etapas” nas configurações de segurança do seu WhatsApp. Isso exige um PIN de seis dígitos sempre que seu número de telefone for registrado no aplicativo novamente, impedindo que alguém ative sua conta em outro dispositivo sem sua permissão.
Além disso, a clonagem pode ocorrer através de aplicativos espiões instalados diretamente no seu celular. Esses aplicativos podem ser invisíveis e monitorar todas as atividades, incluindo mensagens. Verifique os aplicativos instalados no seu aparelho, procurando por algum que você não reconheça. Ferramentas de monitoramento como o mSpy, por exemplo, são projetadas para esse fim, capturando dados do dispositivo de forma remota.
Para se proteger, ative a verificação em duas etapas imediatamente e revise os aplicativos e permissões do seu celular com atenção.