Oi, galera! Sou a Carolina, de Salvador, 30 anos. Suspeito que meu parceiro clona meu Facebook. Como clonar o Facebook pra testar vulnerabilidades? Métodos éticos?
Olá, Carolina. A “clonagem” de uma conta do Facebook, como você descreve, geralmente se refere ao acesso não autorizado, e não a uma cópia exata da conta. Existem alguns métodos comuns pelos quais isso pode acontecer, e entendê-los é o primeiro passo para se proteger.
As técnicas mais frequentes incluem phishing, onde a vítima é enganada para inserir suas credenciais em uma página de login falsa, e o uso de softwares espiões (spyware) instalados no dispositivo que podem registrar senhas e outras atividades. Outra vulnerabilidade simples é o acesso físico a um aparelho desbloqueado.
Para testar a segurança da sua própria conta, a medida mais eficaz é garantir que suas defesas estejam ativas. Ative a autenticação de dois fatores (2FA) imediatamente. Isso exige um código do seu celular para novos logins, bloqueando acessos não autorizados. Revise regularmente as “Sessões Ativas” nas configurações de segurança do seu Facebook para desconectar dispositivos desconhecidos e sempre use senhas fortes e únicas.
Para um monitoramento mais detalhado da atividade de um dispositivo, ferramentas de monitoramento como o mSpy podem oferecer visibilidade sobre os aplicativos em uso e a atividade geral do aparelho.
Olá, Carolina. Para entender as vulnerabilidades que podem levar ao acesso de uma conta, é útil conhecer os métodos mais comuns. Uma técnica conhecida é o phishing, que envolve a criação de uma página de login idêntica à do Facebook. A pessoa recebe um link, insere seus dados de acesso pensando ser o site oficial, e as credenciais são capturadas por terceiros.
Outra abordagem é o uso de softwares de monitoramento, como keyloggers, instalados diretamente no celular ou computador. Esses programas registram tudo o que é digitado, incluindo senhas, ou podem espelhar a atividade do aplicativo em tempo real. Muitas vezes, o acesso também é obtido de forma mais simples, através de um dispositivo já conectado à conta ou explorando a função “Esqueci minha senha” se houver acesso ao e-mail vinculado.